Obras da rede pluvial e requalificação de ruas como preparativos do asfalto avançam em Mucuri.

330

- Publicidade -

A Prefeitura Municipal de Mucuri continua recuperando vários trechos do calçamento das ruas do centro antigo da cidade, instalando caixas secas em pontos estratégicos, recuperando pontos de drenagem, nivelando ruas e substituindo bloquetes em vários pontos do calçamento do distrito de Itabatã, especialmente em ruas onde o pavimento asfáltico vai passar, tanto em Mucuri quanto em Itabatã.

Em Mucuri, o município vem reconstruindo a rede subterrânea de escoamento e recuperando o calçamento. Em alguns pontos as obras de asfaltamento começaram e tiveram que parar, para que as equipes recuperassem a rede pluvial e, somente uma vez, as ruas com a rede de drenagem em dia, a massa asfáltica está voltando a ser aplicada nas ruas e avenidas.

O secretário Municipal de Obras, Planejamento e Serviços Urbanos de Mucuri, o engenheiro civil Victor Augusto Souza Santos, lembra que a rede de drenagem pluvial é um sistema que passa despercebido pelos olhos da população, mas que desempenha papel fundamental para o bom funcionamento da zona urbana da cidade, principalmente em períodos com grandes quantidades de chuvas. Atualmente as ruas Nova Viçosa, Raul Gazzinelli, Canárias, por exemplo estão passando por requalificação para receber a massa asfáltica.

Uma outra etapa de requalificação foi concluída agora recente, que contemplou toda rede pluvial da Rua da Serrara, pegando trechos das ruas Jovita Fontes e São José, no centro comercial da cidade, com a troca de manilhas e a construção de novas galerias coletoras, bem como nas ruas do bairro Malvinas. A nova obra subterrânea irá minimizar os problemas, como alagamentos e entupimentos das caixas coletoras durante as fortes chuvas.

O engenheiro civil Victor Augusto, secretário Municipal de Obras de Mucuri, explica que para atingir o resultado esperado, a rede de drenagem pluvial deve ser constituída se investindo nos materiais adequados, a exemplo do tubo de concreto que é uma alternativa usual para esse tipo de obra, por apresentar como vantagem a possibilidade de ser utilizado para qualquer nível de carga.

“Mesmo que a drenagem seja feita sob via com trânsito intenso de veículos, os tubos de concreto ainda atendem a todos os casos. O material é versátil por ser dimensionado estruturalmente para diversas situações de aplicação. Atualmente o prefeito Robertinho nos determinou o asfaltamento das 17 principais ruas do centro da cidade, razão pela qual, está havendo a execução de diversas frentes de serviços de melhorias na rede pluvial para depois receber o asfalto”, explica o secretário Victor Augusto.

Em Mucuri as obras de asfalto estão alcançando praças, avenidas e ruas no centro urbano da cidade e algumas vias públicas alternativas de bairros centrais. As vias estão ganhando obras de drenagem, recomposição e recapeamento asfáltico em CBUQ – Concreto Betuminoso Usinado a Quente. Nesta primeira etapa, as seguintes ruas vão ser asfaltadas: Avenida Central, Rua Belo Horizonte, Rua Oscar Teixeira Siqueira, Rua Diamantina, Rua Santarém, Rua Juscelino Kubitscheck, Rua Nova Viçosa, Rua Raul Gazzinelli, Rua Paquetá, Rua Ilhéus, Rua São José, Rua Jovita Fontes, Rua Pedreira Franco, Rua Severino Vieira, Rua Rui Barbosa, Rua Almenara, alamedas, travessas, canteiros e praças da cidade de Mucuri.

PREFEITURA DE MUCURI