Secretaria de saúde viabiliza 80 exames gratuitos de mamografia neste mês de junho

289

- Publicidade -

A Prefeitura de Mucuri através da Secretaria Municipal de Saúde possibilitou a realização de exames de mamografia aos pacientes de Mucuri/Sede, distrito de Itabatã e demais distritos, todos os povoados e Assentamentos no Hospital São José e Policlínica Regional de Saúde, cumprindo a oferta desse serviço de forma contínua.

Ao todo 80 pacientes que procuraram a equipe de saúde, conseguiram o procedimento totalmente gratuito e sem burocracia, facilitando o acesso ao exame para diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama em mulheres a partir de 40 anos.

O procedimento faz parte da rotina de atenção integral à saúde da mulher, que vem recebendo atenção ao desta gestão, de forma que frequentemente as pacientes são atendidas no próprio território de Mucuri.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, o bioquímico Fernando Jardim, a comodidade e segurança de realizar no Hospital São José é um dos pontos positivos desse serviço. “Antes essas pacientes eram levadas para outras cidades, agora temos em Mucuri o nosso próprio mamógrafo para a realização deste importante exame”, explicou.

Câncer de Mama

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente. A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico. O câncer de mama também acomete homens, porém é mais raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

A recomendação brasileira segue a orientação da Organização Mundial da Saúde e de países que adotam o rastreamento mamográfico.

Mamografia é uma radiografia das mamas feita por um equipamento de raios X chamado mamógrafo, capaz de identificar alterações suspeitas de câncer antes do surgimento dos sintomas, ou seja, antes que seja palpada qualquer alteração nas mamas.

PREFEITURA DE OURO PRETO