Outros 30 pacientes do município de Mucuri são submetidos a cirurgias de Catarata

264

- Publicidade -

A Prefeitura de Mucuri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou mais uma etapa das cirurgias de Catarata e Yag laser, também conhecida como limpeza de lente intraocular, indicada para pacientes que já realizaram a cirurgia de catarata e, que por algum motivo, voltaram a ficar com a visão embaraçada ou opaca.

Nesta última quarta-feira (14) e quinta-feira (16/06), foram 30 pacientes do município de Mucuri operados no serviço oftalmológico da Secretaria Municipal de Saúde. Os pacientes submetidos as cirurgias de cataratas por Yag laser e de pterígio, são oriundos da cidade de Mucuri, do distrito de Itabatã e dos povoados de Belo Cruzeiro, 31 de Março e Assentamento Agrário Lagoa Bonita.

 

Todas estas pessoas foram atendidas pela Clínica Oftalmoclinic, localizada em Teixeira de Freitas, com a qual o município de Mucuri possui convênio para a realização dos procedimentos. Todos os pacientes receberam alimentação, transporte, colírio, óculos e acompanhamento da equipe da Secretaria de Saúde.

 

Além de aquisição da equipe de profissionais, o avanço na saúde ocular avançou ineditamente no município de Mucuri através dos mutirões oftalmológicos, permitindo maior agilidade no processo de marcação de consultas na rede básica e consequentemente a redução na fila de espera

Conforme o secretário Municipal de Saúde, Fernando Jardim, caso ainda exista pacientes interessados em participar das cirurgias oftalmológicas ofertadas pelo município de Mucuri, eles devem procurar a Central de Regulação, munidos do encaminhamento do médico oftalmologista.

Desde 2021 o governo municipal priorizou a atenção básica e a reestruturação dos serviços de saúde para a população mucuriense. Além de reformar as unidades de saúde tanto do município quanto distritos e povoados, como confirma o secretário Fernando Jardim, a administração municipal por meio do empenho do prefeito Robertinho também conquistou um maior número de médicos e contratou serviços especializados para a realização de cirurgias de média e ata complexidade, assim como profissionais da atenção básica, que periodicamente passam por capacitações para oferecer melhor atendimento aos pacientes.

Catarata

A catarata acontece quando a lente natural do olho – chamada de Cristalino – fica opaca, fazendo com que a visão perca nitidez. O tratamento da catarata é cirúrgico, não havendo outro procedimento ou medicamento para reverter o quadro. O que alarma é a quantidade de casos, pois de acordo com institutos de pesquisa, a catarata atinge 25% dos brasileiros com mais de 50 anos, assim, as filas de espera acumulam pacientes ao longo dos anos. Essa opacidade que leva à utilização da capsulotomia posterior por YAG laser, trata-se de um procedimento que remove a opacidade presente em uma cápsula do olho, que protege o cristalino, nossa lente natural. Essa mancha pode surgir no pós-cirúrgico de catarata, mas o laser é capaz de retirá-la, deixando a membrana ocular transparente de novo.

Pterígio

O pterígio é uma doença oftalmológica que sem tratamento adequado pode prejudicar a visão de quem convive com ela. Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental, pois é através dele que o especialista indica o tratamento que mais se adequa ao paciente, podendo ser a cirurgia de pterígio uma das opções. O pterígio é um tumor benigno que surge como defesa do olho à exposição prolongada ao sol ou vento, onde há irritação ocular crônica. Na maioria dos casos, o problema não provoca sintomas, já em outros pode crescer de maneira mais rápida e causar irritação ou distorção da forma da córnea, resultando na diminuição da visão e problemas cosméticos, ou seja, na aparência.