SAMU realiza capacitação para os profissionais da SEMOB de Mucuri

333

- Publicidade -

Na manhã desta sexta-feira (23), os profissionais da Secretaria Municipal de Obras, Planejamento e Serviços Urbanos (SEMOB) passaram por uma capacitação em primeiros socorros realizada pela equipe de socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

A engenheira de segurança do trabalho e técnica de referência em Saúde do Trabalhador, Ana Lillian Kock, organizadora do evento, explicou que essa é a segunda fase do Projeto de Saúde e Segurança no Trabalho voltado aos colaboradores da SEMOB, com a finalidade de promover o treinamento e capacitação em Primeiros Socorros no canteiro de obras, como as várias que estão em andamento no município. “A terceira fase está prevista para o final de julho, com o público-alvo os servidores da secretaria de educação em alusão a Lei Lucas (13722/18)”, completou.

 

O treinamento aconteceu na Câmara de Vereadores e preparou os trabalhadores da SEMOB com orientações para possíveis atendimentos de urgência, como em vítimas de traumas, paradas cardíacas, desengasgo, entre outros. Também houve o treinamento sobre saúde do trabalho, noções de biossegurança, o uso correto dos equipamentos de proteção individual – EPIs, aferição de sinais vitais, controle de hemorragias, ressuscitação cardiopulmonar, ações em caso de queimaduras dos diversos tipos.

 

Neste evento, foram envolvidos além da SEMOB, as equipes do CTA, PSF003, Secretaria de Saúde, Medicina e segurança do trabalho e Referência em Saúde do Trabalhador.

Para complementar o aprendizado, a equipe do CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento, também esteve presente com a coordenadora e enfermeira Sara Teles, o psicólogo Frederico Rodrigues e o farmacêutico Rodrigo Silva, que realizaram 260 testes rápidos para HIV, sífilis, e Hepatites B e C, com orientações sobre a importância da prevenção de IST’s, bem como o tratamento precoce em casos positivos para as infecções.

 

Com a coordenação da enfermeira Ariane Ferreira, a equipe do SAMU 192 composta pelos profissionais Hugo Oliveira, Naiany Stuart, Christiane Guerra, Cláudio Figueiredo e Vanessa Caires demonstraram também na prática com os equipamentos de primeiros socorros a forma correta de prestar os atendimentos iniciais.