Mucuri desenvolve programa de auxílio a pacientes em tratamento contra tabagismo.

431

- Publicidade -

Aqueles que lutam diariamente para abandonar o vício do cigarro agora têm auxílio médico gratuito nas Unidades Básicas de Saúde em Mucuri. O programa de tabagismo está sendo executado semanalmente, às quintas-feiras a partir das 17:30h, nas unidades de forma gratuita com acompanhamento da equipe multidisciplinar desde o início deste ano.

O principal objetivo do programa é auxiliar os pacientes a pararem de fumar, sempre com ajuda psicológica comportamental ou auxílio dos medicamentos recomendados, bupropiona e adesivos de nicotina.

A nicotina é uma substância encontrada nas folhas do tabaco, que causa um problema químico que afeta o paciente, atuando com a liberação rápida de dopamina, o hormônio do prazer e essa sensação leva ao vício e dependência da nicotina.

Entre os inúmeros prejuízos ao indivíduo, o vício do tabagismo é um fator de risco significativo para acidentes cerebrovasculares e por ataques cardíacos mortais, além de ser responsável pela a maior parte de todos os cânceres de pulmão e por mais de dois terços das mortes por essa doença no mundo. No Brasil, esse tipo de câncer é o segundo mais frequente. E além dos malefícios físicos, há complicações familiares e sociais, que precisam ser tratadas com a rede de apoio.

Qualquer pessoa pode participar do programa, de forma gratuita. Os encontros são realizados na Unidade de Saúde da Família Gustavo Antunes Saúde – USF 001, na Rua Aroeira no centro de Mucuri.

PREFEITURA DE MUCURI