Mucuri: Iluminação de LED muda aspecto visual da cidade com mais beleza e segurança a moradores e turistas.

440

- Publicidade -

Mucuri é o primeiro município do extremo sul baiano a entrar na tecnologia de iluminação pública das cidades inteligentes, tendo todas as lâmpadas comuns substituídas por LED, beneficiando a sede e todos os seus povoados e distritos. O trabalho foi iniciado pela cidade de Mucuri e pelo distrito de Itabatã, com a troca de todo o sistema de iluminação pública, passando a utilizar lâmpadas de LED, que iluminam melhor, são mais econômicas e menos poluentes.

“Em pontos que antes eram escuros, agora já percebemos os moradores sentados em frente de suas residências e os turistas caminhando tranquilamente. Enquanto a luz incandescente dura em torno de mil horas e a fluorescente por volta de 10 mil, o LED é capaz de funcionar perfeitamente por até 50 mil horas, reduzindo custos com eventuais trocas de lâmpadas e mantendo a iluminação da cidade como se fosse dia”, comenta o prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (DEM).

O projeto integra o Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a previsão é que haja 55,53% de economia no consumo na iluminação pública do município. “A ação é pioneira em alguns municípios brasileiros por ser eficiente na economia, por proporcionar embelezamento, valorização econômica, segurança pública e é ambientalmente correta”, salienta o prefeito Robertinho.

“O projeto envolve também a otimização dos sistemas de iluminação pública, que proporcionará uma redução significativa do consumo energético total. Em um momento em que o país sofre com uma forte crise hídrica que afeta diretamente a geração de energia, oferecer opções de economia às administrações municipais e pensar no consumo sustentável é de extrema importância”, destacou o secretário Municipal de Obras de Mucuri, o engenheiro civil Victor Augusto Souza Santos.

O novo projeto vai beneficiar todos os aglomerados urbanos do município: Mucuri/sede, os seus 3 distritos: Itabatã, Taquarinha e Ibiranhém. Seus 9 povoados: Belo Cruzeiro, São Jorge, 31 de Março, Cruzelândia, Nova Brasília, Oliveira Costa, Campo Formoso e os balneários de Costa Dourada e Praia Dois, além de 4 povoamentos surgidos de assentamentos agrários: Paulo Freire, Jequitibá, Lagoa Bonita e Zumbi dos Palmares “Fazenda Esperança”.

PREFEITURA MUCURI