Secretário Nodje Walter representa Mucuri na 1ª reunião da Comissão Intergestores Bipartite da SEADES em Salvador

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A SEADES – Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia, realizou na manhã desta terça-feira (24/01), a primeira reunião ordinária de 2023 da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).  A reunião foi promovida pela Superintendência de Assistência Social da SEADES e debateu questões como a pactuação do calendário das reuniões de CIB para o exercício de 2023, assim como a ações da Assistência Social sobre a situação de calamidade pública na Bahia.

Presente na reunião, o governador Jerônimo Rodrigues (PT), iniciou demonstrando solidariedade aos municípios baianos alvos das fortes chuvas dos meses de dezembro e janeiro. “Quero aqui demonstrar a nossa solidariedade a todos os municípios baianos que foram atingidos pelas fortes chuvas, e mais uma vez a assistência social apresentou a sua força e importância estando na linha de frente de apoio, coordenando esse trabalho voltado para proteção social das famílias em situação de calamidade”, disse o governador.

Governador Jerônimo Rodrigues diz que Fabya Reis chega a titularidade da SEADES para executar tarefas grandiosas e urgentes na assistência social da Bahia.

A reunião trouxe para a pauta quatro pontos importantes: A apresentação do plano do governo baiano para a gestão 2023/2026 na área da assistência social, proposta de monitoramento para a implantação do SUAS Bahia mais Rural, propostas de critérios de elegibilidade para expansão dos Centros Pop’s e o evento serviu também para o governador Jerônimo Rodrigues fazer a apresentação da secretária Fabya Reis, como titular da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia, que chega a pasta com a missão de executar tarefas grandiosas e urgentes, para fortalecer e colocar em evidência as políticas de Segurança Alimentar, Assistência Social e Políticas de Drogas na Bahia.

O advogado Nodje Walter Neiva Diamantino, secretário Municipal de Assistência Social de Mucuri, esteve presente no evento e enalteceu a participação da secretária Fabya Reis e do governador Jerônimo Rodrigues na reunião, além de ter destacado, que a Comissão Intergestores Bipartite atua visando uma melhor estruturação e fortalecimento do papel da própria CIB, enquanto instancia de pactuação, assessorando na proposição de ações  para a consolidação e o fortalecimento dos instrumentos e instâncias de controle social, negociação e pactuação do SUAS, e acompanha suas ações referentes a normatizações nos municípios.

O secretário Nodje Walter dialogando com o governador Jerônimo Rodrigues.

“Venho a este evento em Salvador, dentre a nossa agenda de trabalho, trazer os nossos parabéns e os cumprimentos do nosso prefeito Robertinho a nossa nova secretária de estado Fabya Reis, que é uma filha ilustre do extremo sul da Bahia e por ela nos sentimos muito bem representados na Bahia. Tenho a plena convicção que a secretária Fabya Reis fará uma gestão marcada pelo reforço a um conjunto de programas votados à inclusão social, a exemplo do PAA alimentos, o Bolsa Família, o CadÚnico, as Cisternas, os restaurantes populares, dentre outras iniciativas louváveis que chegarão até nós em Mucuri e nos demais 416 municípios baianos”, salientou o secretário Nodje Walter.

Dezenas de outras autoridades participaram do evento, como o vice-governador Geraldo Junior. A secretária Fabya Reis, que tomou posse no cargo no último dia 16 de janeiro, como titular da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia, disse “no que tange a pactuação do calendário das reuniões de CIB para exercício do ano de 2023, ficou acordado na primeira reunião do ano, o calendário de reuniões e dentre as ações da Assistência Social para as diversas situações na Bahia, foi definido o apoio técnico e financeiro, assim como reunião e visita aos municípios”.

A secretária de Estado Fabya Reis ladeada pelo técnico Wesley Davidson do Fundo Municipal de Assistência de Mucuri e do secretário Municipal de Assistência Social Nodje Walter.

A SEADES – Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia foi criada a partir da aprovação do Projeto de Lei Nº 24.677/2022, de autoria do Poder Executivo do Estado, que extinguiu a SJDHDS – Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social. O novo formato dá-se pela necessidade de fortalecer a pauta de combate à fome na Bahia, umas das prioridades da nova gestão estadual. A titular da pasta “Fabya Reis” ressaltou que o momento é de unir esforços no enfrentamento às desigualdades e seguir de mãos dadas.

A coordenadora estadual da CIB Leísa Mendes de Sousa com o advogado Nodje Walter (secretário Municipal de Assistência Social de Mucuri) e Wesley Davidson (técnico do Fundo Municipal de Assistência de Mucuri).

Quem é Fabya Reis

Natural de Itamaraju, no extremo sul da Bahia, Fabya dos Reis Santos, desde jovem se destacava como uma das meninas mais bonitas da cidade, esportista e jogadora de vôlei, recebeu dos pais o ensinamento que tivesse na educação o seu farol. Iniciou a vida pública aos 17 anos no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e atuou durante 13 anos na organização de projetos de formação de lideranças, desenvolvimento social, organização de cooperativas e associações rurais. Fabya Reis é formada em Administração de Empresas, possui mestrado em Sociologia, doutorado e pós-doutorado em Ciências Sociais pela UFCG – Universidade Federal de Campina Grande.

Na gestão anterior de Rui Costa, a administradora Fabya Reis era a titular da SEPROMI – Secretaria de Estado de Promoção da Igualdade Racial da Bahia, cargo que ocupava desde 2016. Ela também já havia sido na primeira gestão do petista, a titular da SPM – Secretaria de Políticas para Mulheres e no segundo governo de Jacques Wagner, ela foi a titular da SEDES – Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza. E agora passa ser a titular da SEADES – Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia.

PREFEITURA DE MUCURI