Saiba como vai funcionar o sistema de integração do BRT com outros serviços de transporte em Salvador
O BRT de Salvador passa a fazer parte do sistema de integração do transporte coletivo de Salvador a partir desta sexta-feira (11), após cerca de 40 dias em fase de testes. O horário de funcionamento permanece das 6h às 22h.
A integração vai funcionar nos mesmos moldes praticados pelos ônibus convencionais da cidade sem que seja cobrado nada mais por isso, uma vez que a tarifa também será a mesma, R$ 4,90.
O intervalo das viagens é de cerca de 3 a 4 minutos.
O equipamento estava em testes desde o dia 30 de setembro, antes de iniciar a operação integrada com os outros modais de transporte da cidade.
O conjunto do novo modal tem início pela Via expressa na Avenida ACM, na altura do Shopping da Bahia, e segue até o Parque da Cidade Joventino Silva, no bairro do Itaigara.
O sistema de transporte também possui outros dois trechos: o 2 (Lapa/Cidade Jardim – do Hospital Aliança até a Estação da Lapa, passando pela Av. Vasco da Gama) e o 3 (Parque da Cidade Pituba – Itaigara – Posto dos Namorados).
Integração
A integração do BRT com os demais modais da cidade será feita da mesma forma que é realizada pelos usuários com os ônibus convencionais, por meio do uso dos cartões Salvador Card, CCR Metrô e o Metropasse. Os usuários poderão adquirir cartões de integração junto às equipes de apoio presentes nas estações, localizadas próximo às catracas
Obras
As obras do BRT começaram na gestão do ex-prefeito ACM Neto, em março de 2018. Na época, ambientalistas, urbanistas, moradores e artistas realizaram protestos contra a obra. Os principais problemas apontados estavam no custo da iniciativa, o impacto ambiental – corte de árvores e tamponamento de rios – e a inclusão de faixas voltadas para carros, o que para eles, seria um investimento no transporte individual e não coletivo.
O primeiro trecho do BRT foi entregue em dezembro de 2020 e contou com a inauguração de corredor viário em Salvador. De acordo com a prefeitura, responsável pela obra, a intervenção trará mais fluidez ao trânsito da região e é composta por via expressa e marginal.
G1 BA