Atividades de integração do grupo HiperDia ocorrem nas Comunidades e Assentamentos de Mucuri.

389

- Publicidade -

Para trazer serviços direcionado aos usuários com hipertensão e diabetes, a Secretaria Municipal de Saúde de Mucuri, está realizando através do programa HiperDia, atendimentos diversos nas Unidades de Saúde das comunidades e Assentamentos da região.

O Programa Nacional de Hipertensão e Diabetes mellitus (HIPERDIA) é um conjunto de ações que integra os serviços atualmente oferecidos em unidades de saúde com uma linguagem de fácil compreensão para os usuários da rede municipal de saúde.

Na Comunidade Cimental, o grupo HiperDia com a equipe de saúde volante das Comunidades, realizou uma palestra sobre educação em saúde relacionada à prática de atividades físicas, a melhoria dos hábitos alimentares e a importância do uso adequado da medicação.

O secretário Municipal de Saúde, Fernando Jardim, explica que mesmo com os excelentes resultados de atendimentos e coberturas nas unidades de saúde do município de Mucuri, desde o começo da gestão do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (UB), a prevenção continua sendo o melhor remédio.

“O programa HiperDia é fundamental para que as pessoas com hipertensão e diabetes possam, a partir das consultas, orientações, informações e acesso a medicamentos, ter uma vida sem o agravamento dessas patologias que podem resultar em danos irreversíveis, quando não controladas. E o programa tem suas particularidades, abordando assuntos como atividade física e melhores hábitos”, pontuou o secretário de saúde.

Nos Assentamentos a ação contou com a participação da Enfermeira e Apoiadora Institucional Valéria Sena e de um fisioterapeuta, realizando educação em saúde sobre a prática de exercícios físicos e de hábitos alimentares saudáveis.

PREFEITURA DE MUCURI