Alunos de Mucuri são destaques na 16ª Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.

601

- Publicidade -

O município de Mucuri voltou a se destacar no cenário da educação pública a nível nacional, através dos bons resultados alcançados na 16ª Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) com dois alunos vencedores da medalha de bronze e outros 10 alunos receberam menção honrosa. Com resultado divulgado na última terça-feira (18/01), pelo menos 12 alunos da rede pública de ensino do município de Mucuri abrilhantaram o quadro de premiados entre os mais de 17 milhões de estudantes inscritos entre o 6º e 9º ano do ensino fundamental, incluindo escolas privadas.

Em julho de 2021, em uma cerimônia intimista e seguindo as orientações de segurança em saúde, a Prefeitura Municipal de Mucuri entregou as devidas premiações aos 45 alunos que passaram na primeira etapa das Olimpíadas, com a presença do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (DEM), familiares e comunidade escolar. Na oportunidade o prefeito Robertinho destacou a importância de todos acreditarem no projeto de educação para o município e de se manter motivados e focados no objetivo comum de fazer um sistema educacional melhor e diferente para Mucuri.

Para esta segunda etapa, o educador Antônio Benedito Batista, o “Professor Azeitona”, iniciou um intenso cronograma de estudos com esses alunos, ainda que remotamente. Desenvolveu uma metodologia específica que preparasse os estudantes para a prova, concorrendo com milhares de alunos de todo país, entendendo que o potencial dos estudantes mucurienses alcançaria excelentes pontuações, como de fato aconteceu.

Em 2022, como forma de continuar o padrão de ensino, será realizado o 16º Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC), para os alunos medalhistas da 16ª OBMEP, e este programa desenvolverá e ampliará o conhecimento científico inicial em Matemática, preparando esses jovens tanto para a vida acadêmica quanto profissional, incluindo um auxílio financeiro aos que se enquadrarem nos pré-requisitos. Entre outros benefícios, estes alunos que se matricularem em curso de graduação têm grandes chances de serem aprovados no Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME), realizando estudos avançados em matemática simultaneamente com sua graduação em qualquer área.

Os alunos que se destacaram o nome de Mucuri em nível nacional no resultado desta edição da OBMEP, com medalhas de bronze foram:

Kely Mendes de Oliveira, 9º ANO, da Escola Municipal 1º grau Aristides Rocha, no distrito de Taquarinha e Isabela Souza Saúde, 7º ano, da Escola Municipal Hernani Saúde Ribeiro, no distrito de Ibiranhém.

Outros alunos também receberam o certificado de menção honrosa entre 51.900 certificações entregues em todo território nacional:

Luiz Fernando Rodrigues Souza – Colégio de 1º e 2º graus de Itabatã.

Isabella Santos Pereira – Colégio de 1º e 2º graus de Itabatã.

Warley Oliveira da Cunha – Escola Deputado Luiz Eduardo Magalhães em Mucuri/Sede.

Maria Eduarda Carvalho Porto – Escola Municipal 1º Grau Aristides Rocha no distrito de Taquarinha.

Ramel Machado dos Santos   – Escola Municipal Antônio Câmara Ribeiro em Nova Brasília.

Myrele Dias Romualdo – Escola Municipal Antônio Câmara Ribeiro em Nova Brasília.

Natanael Alves dos Santos – Escola Municipal Deputada Ana Oliveira no distrito de Itabatã.

Otávio Santos da Silva – Escola Municipal Deputada Ana Oliveira, Itabatã.

Murilo de Jesus Bada – Escola Municipal Deputado Prisco Viana em 31 de Março.

Ana Clara Souza da Silva Peres Santos – Escola Municipal Hernani Saúde Ribeiro em Ibiranhém.

PREFEITURA DE MUCURI