Prefeitura de Mucuri presta contas das receitas e despesas do 1º quadrimestre de 2023 em Audiência Pública

312

- Publicidade -

A Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura de Mucuri realizou uma audiência pública na manhã desta sexta-feira, dia 19 de maio de 2023, para demonstração e avaliação do cumprimento das metas fiscais do QDD Municipal relativas ao 1º quadrimestre de 2023. As apresentações foram feitas pelos contadores e técnicos da ECONTAP, Empresa de Contabilidade Pública responsável pelas contas administrativas do município de Mucuri.

A prestação de contas do balanço financeiro do município é uma exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que garante a todo cidadão acesso à informação sobre os investimentos feitos com recursos públicos, dando transparência nos atos praticados pela gestão corrente, em cumprimento ao artigo 9º, parágrafo 4º, da Lei Complementar número 101/2000 de 04 de maio de 2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal).

Na audiência pública foi explanada e transmitida em telão, todo o seu balancete disponibilizado aos vereadores, aos presentes e aos cidadãos mucurienses. O contador Aldair Brito do Nascimento, integrante da Empresa ECONTAP, contabilidade pública responsável pelas contas administrativas do município de Mucuri, explicou que todos os índices apresentados são informações das metas fiscais do 1º quadrimestre de 2022 e que refletem a qualidade da gestão pública e dos recursos que são confiados pela população por meio dos impostos arrecadados.

Ainda foram apresentadas no relatório, pelo contador Aldair Brito, as despesas detalhadas com a folha de pagamento. Foi demonstrado a queda de receita que o município sofreu nos meses de janeiro, fevereiro e março em relação aos últimos dois anos. Ainda foi evidenciado o esforço que a Prefeitura Municipal de Mucuri tem feito para redução de despesas e promover as receitas previstas nos setores certos e nos momentos certos e, também para não ultrapassar o seu índice prudencial permitido de 54% com a folha de pessoal.

Todos os Relatórios de Gestão Fiscal da atual administração, estão disponíveis no Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Mucuri: MENU – Transparência/Receitas/Relatórios de Gestão Fiscal.