Mucuri promove Dia D de multivacinação neste sábado (20)

320

- Publicidade -

A Prefeitura de Mucuri, através da Secretaria Municipal de Saúde promoveu neste sábado, 20 de maio de 2023, o Dia D de multivacinação. Foram vacinadas 1123 pessoas com a Influenza e 395 com a Bivalente, num total de 1518 doses aplicadas. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Mucuri/sede e distrito de Itabatã permaneceram abertas para imunização dos mucurienses neste sábado, por ser o Dia D da campanha, entretanto, ao longo dos dias em horário normal, quem necessitar atualizar o cartão de vacina pode procurar os postos de vacinação.

A imunização contra a Influenza está liberada para toda a população com mais de 6 meses de idade e ajuda a reduzir a circulação do vírus da gripe e o agravamento de doenças como pneumonia, sinusite e até problemas cardíacos, principalmente em crianças, idosos e portadores de doenças crônicas.

Já a vacinação da bivalente contra a Covid-19 está disponível para todas as pessoas maiores de 18 anos. O imunizante é mais um reforço da vacina que protege contra a cepa original do coronavírus e a subvariante Ômicron. Para receber a bivalente é preciso ter tomado pelo menos duas doses (esquema primário) da vacina monovalente, ou ter recebido previamente qualquer vacina Covid monovalente como dose de reforço, com um intervalo de pelo menos quatro meses desde a última aplicação.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as vacinas da gripe e da bivalente podem ser aplicadas no mesmo dia.