Dezesseis linhas de ônibus vão sofrer alterações em Salvador a partir de 10 de junho; confira as modificações

135

- Publicidade -

Dezesseis linhas de ônibus vão sofrer modificações a partir de 10 de junho, em Salvador. A prefeitura informou que vai realizar as alterações com o objetivo de agilizar o sistema de transporte público na capital baiana.

Ainda de acordo com a prefeitura, as alterações acontecerão de forma gradativa e vão aumentar em 71% o número de viagens por dia. Além de reduzir em média 72% o tempo de espera dos passageiros nos pontos.

Na primeira etapa, que acontecerá a partir do dia 10 de junho, quatro linhas serão modificadas. Sete linhas serão alteradas a partir do dia 17 de junho, mesmo dia em que as três novas linhas serão inauguradas. Já no dia 24 de junho, mais cinco linhas serão modificadas.

Todas as 16 linhas modificadas terão um aumento do número de viagens diárias, chegando em alguns casos a multiplicar por 10 a quantidade de trajetos por dia.

Confira as mudanças:

 

Etapa do dia 10 de junho

 

A linha 0207-Massaranduba x Itaigara, terá seu nome alterado para 0214-Massaranduba x Estação BRT Hiper. O ponto final da linha, hoje na Rua Ceará, no Itaigara, agora será a Estação do BRT em frente ao Big Bompreço, na Avenida ACM. O número de viagens crescerá de 36 para 44 por dia e o tempo de espera nos pontos reduzirá de 35 minutos para apenas 13.

Para quem ainda deseja se deslocar até o Itaigara pode realizar a integração com as linhas B1 ou B2 do BRT, que agora vão até a orla da Pituba. Quem quiser seguir pela Av. Juracy Magalhães até o Lucaia pode integrar com as linhas 1386-Nova Brasília x Barra, 0341-Rodoviária x Circular R2, 1231-Sussuarana x Barra R2 ou 1341-Estação Pirajá x Barra 2.

O mesmo acontecerá com as linhas 0218-Ribeira x Pituba; 2006-Metrô Retiro/Stª Mônica x Pituba; e 0427-IAPI x Itaigara. Todas essas, que também iam até a Rua Ceará, agora terão ponto final na Estação Hiper do BRT. Elas também terão seu nome modificado, se tormando, respectivamente: 0217-Ribeira x Estação BRT Hiper; 2007-Metrô Retiro/Stª Mônica x Estação BRT Hiper; e 0431-IAPI x Estação BRT Hiper.

No caso da linha que serve à Ribeira e à Cidade Baixa, o número de viagens aumentará de 20 para 44 por dia e o tempo de espera cairá de 30 minutos para 13. Já no caso do ônibus que serve ao IAPI, o número de viagens diárias saltará de 12 para 63 e o intervalo de espera no ponto cairá de 85 minutos para apenas 10.

Em todos estes casos, quem quiser se deslocar até o Itaigara ou à orla da Pituba poderá realizar a integração com o BRT. Para quem deseja chegar ao Lucaia, basta pegar as mesmas linhas de ônibus antes citadas.

Etapa do dia 17 de junho

 

A 1357 – Nova Brasília / Trobogy x Metrô Pituaçu vai ofecer 54 viagens por dia com um intervalo de espera no ponto de apenas 15 minutos. Seu ponto final será o Estádio de Pituaçu, na Av. Paralela, de onde será possível realizar a integração com o metrô.

As estações do metrô também serão o ponto final das novas linhas 1357-01 Nova Brasília x 29 de Março / Metrô Tamburugy; e a 1365-Jardim Nova Esperança / Canabrava x Metrô Pituaçu. A primeira foi criada para atender à demanda das avenidas Aliomar Baleeiro e 29 de Março, com 21 viagens por dia. E a segunda será lançada para atender à demanda de Canabrava, com 64 viagens por dia.

Sete linhas também serão alteradas. A linha 1356-Nova Brasília x Pituba passa a se chamar 1386-Nova Brasília / Jardim Nova Esperança / Sete de Abril x Barra. A quantidade de viagens por dia nesse caso aumentará de sete para 94 por dia e o tempo de espera reduzirá de 80 minutos para seis minutos.

O trajeto anterior saía de Nova Brasília e tinha ponto final no Itaigara, passando pelas avenidas São Rafael, Paralela e ACM. A nova linha manterá esse atendimento e ainda irá até a Barra, passando pelas avenidas Juracy Magalhães, Garibaldi e Milton Santos. Quem desejar ir ao Itaigara, porém, pode realizar a integração com o BRT na Estação Rodoviária, assim como pode embarcar no metrô para outros pontos da cidade.

Também neste dia, a comunidade de Mata Escura receberá um reforço no número de viagens diárias até a região do Shopping da Bahia, que crescerá de sete para 55. Isso porque a linha 1220-Mata Escura x Pituba se tornará a 1234-Mata Escura x Shopping da Bahia. Antes o ponto final era na Rua Ceará, no Itaigara, e agora o trajeto vai terminar na Estação Hiper do BRT.

Quem ainda deseja se deslocar até o Itaigara pode realizar a integração com as linhas B1 ou B2 do BRT. Já quem quiser ir pela Av. Juracy Magalhães até o Lucaia pode integrar com as linhas 1386-Nova Brasília x Barra, 0341-Rodoviária x Circular R2, 1231-Sussuarana x Barra R2 ou 1341-Estação Pirajá x Barra 2.

Etapa de 24 de junho

 

Todas as cinco mudanças serão em linhas que atendem à região da Prefeitura-Bairro do Subúrbio. Uma delas será a 1614-Mirantes de Periperi x Itaigara, que se tornará a 1649-Mirantes de Peperi x Estação BRT Cidadela. O número de viagens diárias vai passar 40 para 85, e o tempo de espera nos pontos cairá de 24 para oito minutos.

Antes, a linha ia até a Rua Ceará, no Itaigara. Agora, terá ponto final na Estação Cidadela do BRT. Quem deseja seguir até a orla da Pituba pode integrar com as linhas B1 ou B2 do BRT. Já quiser ir pela Av. Juracy Magalhães até o Lucaia pode integrar com as linhas 1386-Nova Brasília x Barra, 0341-Rodoviária x Circular R2, 1231-Sussuarana x Barra R2 ou 1341-Estação Pirajá x Barra 2.

Ainda no dia 24 de junho, a linha 1618-Hospital do Subúrbio x Lagoa da Paixão/Conj. Militares se tornará a 1666-Est. Pirajá x Lagoa da Paixão/Tubarão, com um salto de 12 para 28 viagens por dia e, consequentemente, uma redução do tempo de espera de 80 minutos para 25.

A linha 1645-Alto Sta. Terezinha / Rio Sena x Pituba, que tinha destino até o Itaigara, se tornará a 1655-Alto Sta. Terezinha / Rio Sena x Est. Pirajá, com ponto final na Estação Pirajá, onde será possível fazer diversas integrações. O tempo de espera nos pontos reduzirá de 35 minutos para 15 e a quantidade de viagens diárias passará de 24 para 82.

Quem quiser seguir à região da Av. San Martin e da Cidade Baixa poderá fazer integração com a linha 1339-Estação Pirajá x São Joaquim. Já quem quiser ir à Av. Barros Reis e Cidade Baixa pode pegar a linha 1340-Estação Pirajá x Barra 1. E quem quiser ir em direção ao Lucaia, à Av. ACM e ao Itaigara pode pegar a 1341-Estação Pirajá x Barra 2. Todas elas terão reforço no número de viagens por dia.