Mais de 40 pessoas são presas durante a 9ª fase de operação da Polícia Civil em várias cidades do interior da Bahia

251

- Publicidade -

Quarenta e quatro pessoas foram presas na manhã desta quinta-feira (15), em diversas cidades do interior da Bahia, na manhã desta quinta-feira (15), durante a 9ª fase da Operação Unum Corpus. Segundo a Polícia Civil, mais de 15 armas de fogo, entre revólveres, pistolas e armas longas, além de 252 quilos de entorpecentes, foram apreendidos.

As pessoas são suspeitas de envolvimento com organizações criminosas, crimes contra a vida e o patrimônio, além do tráfico de drogas. De acordo com a polícia, a nova fase da operação tem o objetivo de promover a segurança das pessoas que vão participar dos festejos juninos nos municípios baianos.

Mais de mil policiais das 26 Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Coorpins) cumprem os mandados de prisão, de busca e apreensão, em centenas de municípios. O g1 questionou a quantidade de ordens, mas a assessoria da Polícia Civil informou que não informa nesta fase da operação.

De acordo com o coordenador da 11ª Coorpin, delegado Rivaldo Luz, até por volta das 8h, seis pessoas foram presas nas cidades de Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Wanderley e São Desidério. Todos os municípios ficam no oeste do estado.

A polícia detalhou que nesta fase da Unum Corpus, também é reforçado o combate à violência doméstica e familiar. Equipes das Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher (Deams) e Núcleos Especializados de Atendimento à Mulher (Neans) intensificam as ações, desde cumprimentos medidas cautelares, até a checagem de informações em campo, através do Disque Denúncia (181), da Secretaria da Segurança Pública (SSP).

Além das ações operacionais, em colaboração com a Justiça, os policiais também cumprem medidas cautelares relacionadas ao descumprimento de pagamento de pensão alimentícia.

A Operação Unum Corpus, desde 2021, prendeu mais de 700 suspeitos de crimes através de mandados de prisão ou flagrante e apreendeu alguns adolescentes. Também foram cumpridos 1.005 mandados de busca e apreensão e mais de 100 quilos de drogas e 125 armas de fogo foram apreendidas.

G1 BA