Mais 23 endoscopias e 2 colonoscopias foram realizadas pela Prefeitura Municipal no HSJ.

572

- Publicidade -

A Prefeitura de Mucuri, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o HSJ – Hospital São José, realizou mais 23 procedimentos de endoscopia digestiva e 2 de colonoscopias, nesta última sexta-feira (18/02).

Estes procedimentos, quando realizados em clínica particular, têm um custo relativamente alto – cerca de R$ 470,00 a endoscopia e R$ 1.200,00 a colonoscopia. No entanto, os mucurienses já podem acessar estes serviços gratuitamente.

Os Procedimentos

A endoscopia costuma ser indicada quando há sintomas de dores abdominais, refluxos, dificuldades em engolir, entre outros casos. Já a colonoscopia funciona como exame de rastreamento para o câncer de intestino e deve ser realizada obrigatoriamente a partir dos 50 anos, sendo repetida a cada 5 ou 10 anos, ou conforme indicação médica.

Além de serem exames de diagnósticos, ajudando na identificação de determinados problemas de saúde, a endoscopia e a colonoscopia são também exames terapêuticos, contribuindo para o tratamento de condições que afetam o sistema digestivo.

Compromisso

Estes procedimentos, que antes eram realizados fora do município de Mucuri e, em escala bem menor, foi implantado no município pela atual gestão do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB). Os procedimentos são agendados para serem realizados sempre nas segundas sextas-feiras e últimas sextas-feiras de cada mês – salvo algum impedimento por força maior.

De acordo com o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim, secretário Municipal de Saúde de Mucuri, há uma recomendação expressa do prefeito Robertinho para que as filas de espera sejam zeradas, e que as demandas reprimidas precisam acabar em todos os serviços de saúde prestados pelo Governo Municipal. É importante ainda salientar, que a agenda semanal controlada pela regulação, é preparada para atender 25 exames, perfazendo um total de 50 procedimentos mensais.

PREFEITURA DE MUCURI