Governo do Estado prepara licitação para construção do novo aeroporto em Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahia.

529

- Publicidade -

Uma audiência pública virtual acontece nesta quinta-feira (03), com o objetivo de discutir o processo de concessão e construção do Aeroporto Internacional da Costa do Descobrimento, na cidade de Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahia. Quando estiver pronto, o empreendimento substituirá o aeroporto localizado em Porto Seguro, um dos destinos turísticos mais procurados na Bahia.

Pessoas interessadas em acompanhar a audiência pública podem acessar o link no site da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra). Após o evento, será elaborado o edital de licitação, que tem a previsão de ser publicado ainda no primeiro semestre deste ano.

A Seinfra ainda não divulgou o valor estimado para a construção do aeroporto. No entanto, o prefeito de Santa Cruz Cabrália, Agnelo Santos, estima que as cifras cheguem a R$ 1 bilhão.

“O aeroporto será um divisor de águas para a Costa do Descobrimento. Hoje temos o aeroporto em Porto Seguro, que não comporta aviões de grande porte. Então, sem dúvida alguma, irá trazer muitos benefícios. Receberemos aviões do mundo todo, inclusive com carga de produtos”, destacou o prefeito.

O prefeito considera que a construção do aeroporto trará geração de emprego e renda. “Teremos muitas pessoas trabalhando direta e indiretamente na construção”, afirmou.

Santa Cruz Cabrália, na Bahia — Foto: Rodolfo Tiengo/G1

O novo aeroporto baiano será construído na Rodovia Joel Mares, KM- 42, sentido Porto Seguro, na zona rural de Santa Cruz Cabrália, e receberá, inicialmente, aeronaves com capacidade máxima de 220 passageiros.

No entanto, com o aumento da movimentação de passageiros e o interesse das companhias aéreas, a estrutura do equipamento será capaz de funcionar com aviões de maior porte, com capacidade até 624 pessoas, e realizar voos para outros continentes.

A pista de pouso e decolagem terá 2.400 metros de comprimento e 45 metros de largura, com capacidade de expansão que pode chegar a três mil metros de comprimento por 45 metros de largura. A área do terminal de passageiros será de 30 mil metros quadrados, dimensão que poderá ser ampliada para 40 mil metros quadrados.

equipamento irá substituir o atual aeroporto de Porto Seguro, que não pode mais ser ampliado por conta do crescimento da área urbana no entorno. O secretário de Turismo da cidade, Paulinho Toa Toa, avalia que a substituição terá impacto positivo e não trará prejuízos ao setor.

A área central de Porto Seguro, segundo o secretário, está localizada a cerca de 20 minutos do novo aeroporto. Além disso, a estrutura que será construída amplia a possibilidade de ampliar mais voos nacionais e internacionais, principalmente da Europa.

Vista aérea de Porto Seguro — Foto: Prefeitura de Porto Seguro/Divulgação

Ainda segundo o secretário de Porto Seguro, o setor empresarial também está animado com as futuras mudanças.

“A expectativa é de crescimento do turismo e os visitantes receberão melhor atendimento. Quando a gente compara o nosso aeroporto, é perceptível que ele precisa de uma estrutura melhor para dar mais conforto aos turistas”.

A implantação do equipamento em Santa Cruz Cabrália deve durar cerca de cinco anos após o inicio da concessão e, durante esse período, a empresa vencedora do edital de licitação será responsável pela gestão do atual de Porto Seguro. A Seinfra-BA, no entanto, não detalhou o que será feito no local após a inauguração do Aeroporto Internacional da Costa do Descobrimento.

G1 BA