Secretaria de Saúde de Mucuri majora oferta dos exames de endoscopia e colonoscopia no Hospital São José de Itabatã.

292

- Publicidade -

A Prefeitura Municipal de Mucuri e a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Hospital São José de Itabatã, dentro da continuidade à oferta de exames por imagem, efetivou mais 20 procedimentos de endoscopia e 06 de colonoscopia, na sexta-feira do último dia 26 de agosto.

O médico cirurgião e endoscopista Felipe Ferreira da Mota é o responsável pelos procedimentos de endoscopia, que avalia órgãos como esôfago, estômago e porções iniciais do duodeno, bem como a colonoscopia, que faz avaliação no final do intestino delgado, cólon e reto.

Conforme o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim, secretário Municipal de Saúde de Mucuri, estes exames são apenas mais um dos serviços ofertados gratuitamente pelo Governo Municipal e fazem parte do grande pacote de oferta de serviços de saúde de alta e média complexidade – inéditos no município -, sem cobertura do SUS, sendo custeado 100% com recursos próprios do Município.

Para o secretário Fernando Jardim, os atendimentos mensais destes procedimentos são necessários para atender a demanda do município objetivando proporcionar mais e melhores recursos médicos à população no próprio município e, segundo ele, toda fomentação para ter conseguido implantar tantos recursos médicos atualmente em Mucuri e Itabatã, é graças a determinação direta do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (UB), que vem considerando a Saúde do Município uma das maiores prioridades da sua Gestão.

“A oferta contínua e ininterrupta destes serviços é o fator principal na diminuição das filas de espera, que eram enormes. Precisamos solucionar com urgência esta questão, já que a Policlínica – que nos dá um bom suporte -, também já não era suficiente. Então, com a autorização do prefeito Robertinho, dobramos a oferta dos atendimentos de endoscopia digestiva e colonoscopia”, salientou Jardim

Para os pacientes, os serviços de saúde do município de Mucuri melhoraram bastante. “Me lembro que antigamente a gente sofria para conseguir fazer um exame desses. Hoje, até parece que a gente tá sendo atendido na rede ‘particular’, a marcação é rápida e a equipe atende a gente com muita educação. O bom mesmo é não precisar ir ao hospital, mas eu digo mesmo, agora nós temos uma saúde de verdade que trata a gente com zelo e carinho”, pontuou seu Sebastião Gomes Avelino, morador do bairro Gazzinelândia.

PREFEITURA DE MUCURI