Prefeitura de Mucuri investe na saúde da mulher e inaugura aparelho de colposcopia.

439

- Publicidade -

Na última sexta-feira (11/02) a Prefeitura de Mucuri, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou, na Clínica de Especialidades de Itabatã a realização de procedimentos de colposcopia no município. Este exame é realizado através de um Colposcópio Binocular. Os atendimentos acontecerão de forma contínua, semanalmente, às sextas-feiras, obedecendo a demanda.

A colposcopia é um exame ginecológico extremamente importante para avaliar o trato genital inferior feminino: a vulva, a vagina e o colo de útero. Algumas lesões podem ser encontradas e evoluir para complicações sérias. Por isso é importante realizar exames preventivos com frequência e se informar mais sobre o assunto.

A oferta deste serviço, soma-se às várias especialidades implantadas na atual gestão, que tem priorizado prestar um atendimento qualificado, inclusive, com atenção especial à saúde da mulher. Antes, as mulheres que necessitavam realizar este procedimento, precisavam recorrer à clínicas particulares, muitas vezes sem ter condições, visto que é um exame de alto custo e de alta complexidade.

Este aparelho de colposcopia foi adquirido em 2018, no entanto, se encontrava lacrado, na caixa no almoxarifado da Prefeitura Municipal, portanto inútil para a população. Ao tomar conhecimento da existência deste Colposcópio, o prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UNIÃO), imediatamente, acionou o secretário Municipal de Saúde, o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim, para que tomasse todas as providências para colocar o aparelho para servir a população feminina do município de Mucuri.

“Tão logo recebi a missão do nosso prefeito Robertinho para solucionar esta questão e oferecer uma nova especialidade ao nosso público feminino, conquistamos os serviços do renomado médico ginecologista e obstetra, doutor Geilton Galvão Júnior, que já presta serviço ao município em aproximadamente um ano, para assumir mais esta responsabilidade de realizar os procedimentos de colposcopia. Mais uma grande vitória para a nossa saúde pública no município de Mucuri”, destacou o secretário Fernando Jardim.

O médico ginecologista e obstetra Geilton Galvão ressalta a importância do exame e da conquista única do município. “Para mim é uma surpresa Mucuri está fazendo esse procedimento médico, porque é um exame de alta complexidade. Nenhum município da nossa região disponibiliza este exame para as mulheres. Normalmente, para fazê-lo, elas têm que fazer via particular, pagando pelo custo às vezes muito distante do seu orçamento e, algumas não conseguem fazer. Eu fico feliz e reconheço muito bem esta administração municipal, por estar desenvolvendo esse serviço essencial para o público feminino do município, um governo que pensa muito bem na sua população”, esclareceu o médico Geilton Galvão.

PREFEITURA DE MUCURI