Novo canal de denúncias contra vandalismo em Salvador registra 100 casos de roubo de fios em um mês

307

- Publicidade -

novo canal de denúncias contra vandalismo da Guarda Civil Municipal (GCM) de Salvador registrou mais de 400 queixas em um mês, das quais cerca de 100 são referentes a furtos de fiação. A ferramenta completou um mês no último sábado (24).

Um desses casos ocorreu no dia 13 de setembro, quando uma dupla foi presa em flagrante furtando mais de 500 metros de fios de cobre em via pública, na Avenida Gal Costa.

 500 metros de fios de cobre recuperados em Salvador, no último dia 13 — Foto: Divulgação/Polícia Civil

“Essa tem sido uma prática muito corriqueira na nossa cidade e, aumentou durante a pandemia. Com mais pessoas próximas a linha da miséria, esse fato tem acontecido com mais frequência”, afirmou Marcelo Silva, inspetor geral da GCM

Segundo o órgão, o bairro da capital baiana com maior número de casos ocorridos nesse período é a Fazenda Grande do Retiro, seguido de Comércio e Centro. Outras localidades que contam com estações de metrô também aparecem em destaque. Essa situação costuma causar lentidão nas linhas de metrô, prejudicando passageiros.

Além da fiação do metrô, empresas de telefonia e a concessionária de energia elétrica também enfrentam transtornos por causa desse tipo de delito, e, consequentemente, a população é afetada.

Furto a cabos de energia do metrô causou lentidão no sistema em Salvador, no dia 24 de agosto de 2022  — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Furtos de fiação e outros casos de vandalismo contra o patrimônio público podem ser comunicados à GCM por meio de mensagens via WhatsApp, pelo número (71) 99623-4955. Além de mensagens de texto, é possível mandar áudios de até 30 segundos. Fotos ou vídeos também podem ser enviados para a central. O contato não é válido para chamadas telefônicas.

“A população tem o canal direto para nos encaminhar um vídeo, uma imagem, uma foto ou um áudio para que a gente apure aqui na Guarda Civil Municipal e possa encaminhar a viatura o mais rápido possível. A gente quer que a coisa seja rápida para que a gente atue e possa encaminhar à Polícia Civil essas pessoas atuando nesse delito”, explicou Marcelo.

Furto a cabos de energia do metrô causa lentidão no sistema em Salvador — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Crime

 

Vandalismo é crime previsto no artigo 163 do Código Penal. A pena em caso de condenação por dano simples é detenção de um a seis meses, ou multa de um a seis salários mínimos.

Se o furto ou roubo dos fios causar suspensão do serviço telegráfico, radiotelegráfico ou telefônico, a pena será de reclusão de dois a quatro anos e multa, que poderá ser dobrada se o crime for cometido durante uma calamidade pública. Atualmente, a pena é de detenção de um a três anos e multa.

O crime de receptação de fios e cabos roubados ou furtados tem pena de reclusão de quatro a oito anos e multa. A punição vale para quem transportar, conduzir, ocultar, fornecer, empregar, ceder, ainda que gratuitamente, ter em depósito ou expor à venda.

G1 BA