Mutirão de cirurgias eletivas gera fila em Salvador; atendimento segue até o fim de outubro

353

- Publicidade -

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) iniciou, nesta sexta-feira (21), um mutirão de cirurgias eletivas, no bairro de Castelo Branco, em Salvador. Logo nas primeiras horas da manhã, uma longa fila se formou em frente à sede do Conselho de Moradores, onde o atendimento é feito.

O serviço é realizado de 7h30 até às 17h e seguirá também no sábado (22) e no domingo (23), no mesmo local, por ordem de chegada.

O mutirão oferece cirurgias de hérnia umbilical, epigástrica e inguinal, além de procedimentos como remoção do útero e vesícula. Interessados devem levar RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS. Após a triagem, o procedimento cirúrgico será agendado.

Conforme a Sesab, as pacientes que não tiverem exames recentes que comprovem a necessidade da cirurgia também poderão realizar procedimentos necessários, como ultrassom e eletrocardiograma, além de consultas com um cirurgião e exames laboratoriais.

A secretaria informa que o mutirão vai circular, ainda, em outros bairros da capital. De 24 a 26 de outubro, o serviço funcionará no Conselho de Moradores de Cajazeiras X. Já entre os dias 27 a 29 de outubro, seguirá na quadra poliesportiva do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, na Fazenda Grande do Retiro.

A expectativa é de que 4.500 cirurgias sejam marcadas e todos serão realizadas no Hospital Metropolitano, em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador.

Longa fila é registrada no posto do mutirão de cirurgias eletivas — Foto: TV Bahia

Longa fila é registrada no posto do mutirão de cirurgias eletivas

G1 BA