Mucurienses comparecem ao Dia D da multivacinação e campanha contra paralisia infantil

251

- Publicidade -

Este sábado (20), foi marcado como o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação de 2022, proporcionando a milhares de brasileiros a disponibilidade de atualizar as cadernetas de vacinação, recebendo doses de medicação essencial para proteção dos pequenos cidadãos.

A imunização contra a poliomielite é destinada às crianças menores de 5 anos. Já o público-alvo da multivacinação, para a atualização das vacinas de rotina, são os menores de 15 anos.

A Secretaria Municipal de Saúde de Mucuri destaca a necessidade de obter uma alta cobertura vacinal para que doenças erradicadas, como poliomielite, não voltem a ser registradas no país. E pensando em oportunizar a todos, haverá dentro de 30 dias, um novo Dia D a nível municipal como continuidade desta Campanha.

Todas as unidades de saúde em Mucuri/Sede, distritos de Itabatã e Taquadrinha, povoado de 31 de Março, funcionaram durante todo o dia com expressiva participação popular, entretanto, segundo a supervisora técnica na VIEP na Secretaria Municipal de Saúde, Érica Lopes Ribeiro Marx, ainda é preciso continuar a campanha e reforçar a importância da vacinação para todos.

“Para a semana, os Assentamentos e outras comunidades funcionarão normalmente para vacinar nossas crianças e adolescentes, assim como as Unidades de Saúde em Mucuri, as equipes estão de prontidão e com a união de esforços é possível imunizar o público-alvo, livrando de doenças graves, como a poliomielite, por exemplo”, destacou Érica Lopes.

A poliomielite foi durante o século 20 uma das doenças infantis mais temidas, por ser altamente contagiosa, infectar tanto crianças quanto adultos, atacar o sistema nervoso e, em poucas horas, deixar alguém paralisado. Essa doença tinha sido erradicada do Brasil há quase 30 anos, no entanto, desde 2015, as taxas de imunizados contra poliomielite vem caindo no país e preocupado especialistas.

Além de uma super dose da vacina, os pequenos mucurienses receberam brindes das equipes de saúde, como forma de encorajá-los a colaborar com a disseminação de informações positivas nesta Campanha.

PREFEITURA DE MUCURI