Mucuri celebra Dia do Meio Ambiente com arborização urbana e conscientização de estudantes

179

- Publicidade -

Criado em 1974 pela Organização das Nações Unidas, o Dia do Meio Ambiente é celebrado mundialmente nesta segunda-feira, 5 de junho. Em Mucuri para lembrar a data, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) em parceria com a Secretaria Municipal de Obras, Planejamento e Serviços Urbanos (SEMOB) e Secretaria Municipal de Educação, promoveram uma atividade educativa e lúdica com as crianças da Creche Municipal Vovó Marieta.

Este encontro faz parte de uma das etapas do Projeto “Estação Verde”, em desenvolvimento no município desde 2021, e que surgiu numa iniciativa do escritório central da EMBASA de se agregar valor aos trabalhos realizados na ETA – Estação de Tratamento de Água, onde as mudas preparadas são destinadas para propriedades da EMBASA e áreas de influência.

Inicialmente, a EMBASA e a Prefeitura de Mucuri realizaram o plantio de mudas em 1,5 Km de extensão da Avenida Coca-Cola, no trecho que compreende o bairro Jardim Califórnia e o bairro Brisas do Mar, objetivando levar para toda a cidade plantios planejados para formação de caminhos verdes, ou seja, as ruas e avenidas serão sombreadas pelas copas das árvores, proporcionando conforto para os pedestres e ciclistas, melhorando a qualidade do ar e da infraestrutura urbana. Ao sombrear o asfalto, as árvores promovem conforto térmico e economia de energia, bem como qualidade de vida e ambiental, além de inúmeros outros benefícios.

Na comunidade escolar, as ações têm uma proporção muito maior. Despertando o interesse no cuidado ao meio ambiente tanto para as crianças quanto para seus familiares e equipe escolar, a SEMOB e SEMMA fomenta o hábito e a necessidade da preservação ambiental, mostrando aos alunos as vantagens nas melhorias e preservação da qualidade dos espaços verdes de suas escolas, bairro e cidade por meio da arborização.