Mais de 40 pássaros silvestres são resgatados no norte da BA; aves eram transportadas em situação precária.

438

- Publicidade -

Quarenta e quatro pássaros silvestres da espécie caboclinho-lindo foram resgatados, nesta terça-feira (2), na BR-407, em Juazeiro, no norte da Bahia. O resgate aconteceu durante uma fiscalização, quando os agentes abordaram um homem que transportava duas gaiolas em uma moto.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as aves eram transportadas em situação precária pelo condutor de motocicleta, que levava 43 pássaros em uma única gaiola e o outro pássaro em uma gaiola separada.

À PRF, o condutor informou que utilizava um pássaro adulto para atrair e capturar os mais novos e, por isso, transportava a ave mais velha em uma gaiola separada. O homem ainda relatou que capturou os animais no bairro Carnaíba do Sertão e iria vendê-los no Projeto Mandacaru, ambos em Juazeiro.

Mais de 40 pássaros silvestres são resgatados no norte da BA — Foto: Divulgação/PRF

O condutor foi encaminhado junto com os pássaros ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia (Inema), onde as aves receberão cuidados para serem reintegradas à natureza. O órgão autuou o homem por crime ambiental e ele terá que pagar uma multa de R$ 22 mil, sendo R$ 500 por cada ave transportada.

Após o resgate das aves, equipes da PRF, do Inema e da Polícia Militar realizaram buscas na região e encontraram mais 11 pássaros silvestres na casa do filho do homem, sendo nove caboclinhos-lindo e dois pássaros pretos. Os animais foram encaminhados ao órgão ambiental para a continuidade dos procedimentos cabíveis.

Mais de 40 pássaros silvestres são resgatados no norte da BA; aves eram transportadas em situação precária — Foto: Divulgação/PRF

G1 BA