Linha de ônibus é criada e 16 são alteradas por causa das obras do BRT em Salvador; confira as mudanças

325

- Publicidade -

Uma nova linha de ônibus foi criada e outras 16 tiveram a rota modificada por causa das obras do BRT, que acontecem nos bairros do Itaigara, Pituba e Rio Vermelho, em Salvador. A linha E-126 – Lucaia/Pituba entrou em operação no sábado (30) e tem o objetivo de reduzir o tempo de viagem no trajeto [confira abaixo as que terão alteração no itinetário].

A nova linha é circular e sai da Praça Nelson Fonseca, na Rua do Canal, passando pelas avenidas Juracy Magalhães Júnior e ACM, além das ruas Visconde de Itaboraí e Oswaldo Cruz, antes de seguir pelo Largo da Mariquita e retornar para a Rua do Canal.

De acordo com a Secretaria Municipal da Mobilidade (Semob), a linha vai fazer 40 viagens de segunda a sábado, com saídas a cada 20 minutos.

O titular da pasta, Fabrizzio Muller, explicou que, com as alterações, o trajeto foi reduzido em pelo menos três quilômetros. Por causa do fechamento de um dos retornos na Avenida Juracy Magalhães, a conversão era feita na Avenida Vasco da Gama.

“Agora [com as obras] eles fazem o retorno em frente à Rua do Canal. Mas não conseguem parar no ponto mais à frente. Para que não haja prejuízo ao usuário, criamos essa linha circular entre a Avenida ACM, o Itaigara, Pituba e Rio Vermelho, chegando aqui [na Rua do Canal] novamente”, disse o secretário.

A nova linha estará em operação enquanto durarem as obras do BRT. De acordo com Muller, após a conclusão dos trabalhos, caso o itinerário tenha boa aceitação por parte da população, a secretaria vai avaliar se será mantida.

Linhas que tiveram trajeto modificado

 

  1. 427 – IAPI x Itaigara

  2. 427-01 – IAPI x Itaigara

  3. 518 – Sussuarana/CAB x Engenho Velho de Brotas

  4. 1052 – Estação Mussurunga x Barra 2

  5. 1129 – Cabula VI x Pituba

  6. 1220 – Mata Escura x Pituba

  7. 1320 – Pau da Lima x Nordeste

  8. 1341 – Estação Pirajá x Barra 2

  9. 0218 – Ribeira x Pituba

  10. 1614 – Mirantes de Periperi x Itaigara

  11. 1614-01 – Itacaranha x Itaigara

  12. 1614-03 – Colinas de Periperi x Itaigara

  13. 1614-04 – Mirantes de Periperi x Itaigara

  14. 1643 – Fazenda Coutos x Pituba

  15. 1645 – Alto Terezinha/Rio Sena x Pituba

  16. 1645-01 – Alto Terezinha/Rio Sena x Pituba

Linha circular foi implantada em Salvador por causa das obras do BRT — Foto: Reprodução/TV Bahia

Obras

 

As obras do BRT começaram na gestão do prefeito ACM Neto, em março de 2018. Na época, ambientalistas, urbanistas, moradores e artistas realizaram protestos contra a obra. Os principais problemas apontados na época eram o custo das obras, o impacto ambiental – corte de árvores e tamponamento de rios – e a inclusão de faixas voltadas para carros, o que para eles, seria um investimento no transporte individual e não coletivo.

primeiro trecho do BRT foi entregue em dezembro de 2020 e contou com a inauguração de corredor viário em Salvador. De acordo com a prefeitura, responsável pela obra, a intervenção trará mais fluidez ao trânsito da região e é composta por via expressa e marginal.

O conjunto de vias do novo modal tem início pela via expressa na Avenida ACM, na altura do Shopping da Bahia, e segue até o Parque da Cidade Joventino Silva, no bairro do Itaigara.

O sistema de transporte também possui outros dois trechos: o trecho 2 (Lapa/Cidade Jardim – do Hospital Aliança até a Estação da Lapa, passando pela Av. Vasco da Gama) e o trecho 3 (Parque da Cidade Pituba-Itaigara – Posto dos Namorados).

G1 BA