Furto de cabos de energia causa suspensão do atendimento em castramóvel de Salvador.
O furto de cabos de energia ocorrido afetou o atendimento no castramóvel, serviço itinerante de castração de cães e gatos. O equipamento está estacionado no Parque da Cidade, em Salvador, desde o dia 6 de junho, contudo, está suspenso desde segunda-feira (20).
Segundo ela, e veículo será encaminhado para a garagem e passará por reparos para voltar a atender os pacientes. A previsão é de que o serviço seja normalizado na próxima segunda-feira (27).
“Teve o feriado e quando voltamos a trabalhar ontem, vimos que os fios de energia foram furtados. Tivemos que reagendar os atendimentos para a próxima semana. Isso gera um estresse para o tutor e para o animal, que vem em jejum para cá”, explicou a diretora da Diretoria de Bem-Estar e Proteção Animal (DIPA), Michele Holanda.
Sem saber do ocorrido, alguns tutores de animais compareceram ao Parque da Cidade na manhã desta terça-feira (21). “Cheguei por volta das 4h40. Não sabia que não ia funcionar, soube quando cheguei aqui. Vou ter de esperar a retomada do atendimento [na próxima semana]”, disse um tutor que não foi identificado.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a capital baiana tem dois ônibus itinerantes para castração de animais; o outro está estacionado no bairro de Pernambués.
Diariamente, são realizados cerca de 30 procedimentos em cada unidade. Desse total, dez são ofertados para marcação presencial, de segunda a sexta, das 8h às 10h. As demais vagas podem ser agendadas no e-mail agendamento.dipa@gmail.com ou presencialmente nos postos de saúde da rede municipal.
Para tanto, basta enviar RG e CPF do tutor, comprovante de residência de Salvador, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e cartão de vacina antirrábica do animal atualizada. No dia agendado é realizada a triagem do animal e, caso esteja tudo em ordem com a saúde, a castração é feita em seguida.
G1 BA