Equipe técnica da BAHIATER e Prefeitura de Mucuri visitam agricultores afetados pelas chuvas.

420

- Publicidade -

Alguns agricultores do município de Mucuri, localizados em diversas comunidades próximas à sede, foram atingidos pelas fortes chuvas que ocorreram no final do ano passado na região extremo sul. Desde o primeiro momento desse grande desastre natural, a gestão do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (DEM) e as equipes responsáveis têm desenvolvido ações de apoio às famílias e promovido os devidos reparos aos locais pela ordem de prioridades.

Uma das ações envolveu a participação dos técnicos da BAHIATER – Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural,organismo público da SDR – Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural da Bahia, que neste mês de janeiro, iniciaram o cronograma de visitas em campo.

A equipe da Secretaria Municipal de Agropecuária e Pesca de Mucuri realizou um levantamento dos locais afetados e tem acompanhado durante essas visitas, o coordenador Diógenes Assunção, com os demais técnicos Tony Fagundes, Elder Seixas, Noé Rodrigues, da BAHIATER.

No primeiro momento é realizado o diagnóstico da situação dos produtores, ouvindo também seus depoimentos e reivindicações, logo após a avaliação dos especialistas é elaborado um relatório específico de cada família e encaminhado ao Governo do Estado, que tomará as devidas medidas.

Para o diretor da Secretaria Municipal de Agropecuária e Pesca de Mucuri, Elmário Pereira de Almeida, o “Zú”, é uma visita com dupla utilidade, pois além de acompanhar de perto a real situação do produtor e comunidades atingidas, foi feita a atualização da Declaração de Aptidão ao Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP), visando o acesso a políticas públicas como a do acesso ao crédito para os agricultores.

“É uma força tarefa, principalmente porque foram muitas comunidades atingidas e entre outras ações também importantes, cada uma no seu grau de urgência, a agricultura tem um papel essencial não somente para quem produz, mas principalmente para o consumidor. Já estivemos em Nova Brasília e Cruzelândia, mas a equipe passará por outras comunidades na conformidade do cronograma”, explicou o diretor Zú.

PREFEITURA DE MUCURI