Eleições 2022: Penúltimo dia para regularização do título é marcado por longas filas em Salvador e interior da Bahia.

302

- Publicidade -

Esta terça-feira (3) é o penúltimo dia para regularização do título de eleitor. Na Bahia, os atendimentos presenciais são marcados por longas filas em Salvador e no interior do estado. O prazo, que é o mesmo para fazer a primeira via do documento, encerra na quarta-feira (4).

Eleições 2022: Penúltimo dia para regularização do título é marcado por longas filas em Salvador — Foto: Camila Oliveira/TV Bahia

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) está com esquema de plantão na sede do órgão, que fica no Centro Administrativo da Bahia (CAB), na capital. Por causa extensa fila, o atendimento começou 40 minutos antes do previsto.

O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) também está com mutirão na capital e na região metropolitana. Para facilitar a vida do eleitor, os cartórios eleitorais retomaram o atendimento por demanda espontânea, sem necessidade de agendamento.

Interior da Bahia

 

Confira movimento no cartório eleitoral de Feira de Santana nesta terça-feira

A procura para a regularização do título de eleitor também tem alta demanda em Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador, e em Itabuna, no sul da Bahia.

Eleições 2022: Penúltimo dia para regularização do título é marcado por longas filas em Feira de Santana — Foto: Reprodução/TV Subaé

Em Feira de Santana, segunda maior cidade e colégio eleitoral do estado, o fluxo de eleitores à procura dos cartórios cresceu ainda na última sexta-feira (29) e se intensificou na segunda-feira (2). Por lá, também há filas extensas para atendimentos.

Já em Itabuna, o movimento nos cartórios eleitorais chegou a ser interrompido temporariamente, por causa de uma instabilidade no sistema, durante a segunda. Os atendimentos já estão regularizados e seguem sendo feitos nesta terça.

Eleições 2022: Penúltimo dia para regularização do título é marcado por longas filas em Itabuna — Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

Situação eleitoral dos jovens preocupa TRE

 

A situação eleitoral dos jovens de 16 e 17 anos preocupa o TRE, porque 88,78% deles ainda não tiraram o título, e não poderão participar das eleições deste ano, que serão em 2 de outubro, se não fizerem o documento.

Neste ano, o estado tem 488 mil jovens habilitados a emitirem o título. Até a segunda-feira (2), no entanto, apenas 54.754 deles possuem o documento, um percentual de 11,22% do total. Este é o menor índice registrado pelo TRE desde 2004.

Eleições 2022: Penúltimo dia para regularização do título é marcado por longas filas em Salvador — Foto: Camila Oliveira/TV Bahia

Assim como a regularização do título, a emissão do documento pode ser feita pela internet, por atendimento presencial nos cartórios, ou pelo serviço itinerante.

O Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor (Nave) pode ser acessado pelo site do TRE-BA, pelo telegram (@maiatrebot) e pela central telefônica (71) 3373-7000, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

TRE Itinerante

 

TRE oferece serviço itinerante para regularização do título de eleitor — Foto: Reprodução/TRE-BA

O caminhão de atendimento itinerante do projeto “TRE em Todo Lugar” continua percorrendo o interior do estado até a próxima quarta. Nos próximos dias, o veículo está nos municípios baianos de Santo Amaro, Inhambupe e Ubaíra. Os eleitores desses municípios poderão ser atendidos das 8h às 19 horas.

Em Santo Amaro, o caminhão ficará estacionado na Praça da Purificação. Em Inhambupe, o serviço ocorrerá em frente à Escola Luiz Coelho. Já em Ubaíra, o atendimento será na Praça dos Três Poderes, localizada no Centro.

G1 BA