Carros de criminosos que atacaram três agências bancárias em Irará são encontrados queimados

411

- Publicidade -

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) informou que equipes das polícias Militar e Civil encontraram carros usados por uma organização criminosa que atacou três agências bancárias, na madrugada desta sexta-feira (7), em Irará, a 135 km de Salvador.

“As explosões começaram por volta das 3h e todo o sistema da Segurança Pública da Bahia e o grupo especializado que investiga essas organizações criminosas de roubar bancos estão acionadas. Todas as informações que nós temos são sigilosas, mas foi um grupo de entre 10 e 15 pessoas, fortemente armadas e explodiu as agências”, disse o delegado da Polícia Civil de Irará, Luciano Lima.

Segundo informações da SSP-BA, os veículos, que estavam queimados, serão periciados pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), que buscará impressões digitais dos autores, entre outras provas.

No local, zona rural entre as cidades de Irará e Água Fria, os policiais encontraram, além dos veículos, diversos miguelitos. — Foto: Divulgação/SSP-BA

No local, zona rural entre as cidades de Irará e Água Fria, os policiais encontraram, além dos veículos, diversos miguelitos (estruturas pontudas de ferro arremessadas por criminosos com o objetivo de furar os pneus de viaturas, evitando perseguição policial).

Estojos de munição de fuzil e pistola também foram encontrados e apreendidos.

Estojos de munição de fuzil e pistola também foram encontrados e apreendidos. — Foto: Divulgação/SSP-BA

Agências explodidas

 

Três agências bancárias foram explodidas na madrugada desta sexta-feira (7), na cidade de Irará, a 135 quilômetros de Salvador. De acordo com as informações iniciais, homens fortemente armados participaram da ação.

Os moradores foram acordados com barulhos de bomba e tiros. Em imagens que viralizaram nas redes sociais, é possível ver o estrago causado pelas explosões.

Os destroços ficaram espalhados por toda a rua. Também foram encontradas cápsulas e pedaços de cédulas de dinheiro no local.

Três agências bancárias são explodidas por homens armados na cidade de Irará — Foto: Reprodução/TV Bahia

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) informou que unidades especializadas das polícias Militar (Cipes) e da Civil (Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado – Draco) fazem um cerco, nesta sexta-feira, para prender os assaltantes.

Conforme a SSP-BA, informações preliminares apontam que uma agência teve o seu cofre violado, que em outro estabelecimento um caixa conseguiu ser aberto. Na terceira agência os criminosos não conseguiram cometer o roubo.

As perícias nas agências serão realizadas ainda na manhã desta sexta-feira, com o objetivo de encontrar qualquer tipo de indício que apontem para a autoria dos ataques.

Informações sobre os criminosos podem ser repassadas através do Disque Denúncia da SSP, pelo telefone 181.

A SSP-BA informou que os roubos a bancos na Bahia, em 2022, de janeiro a setembro, apresentaram redução de 71,8%. Em números absolutos foram 11 ocorrências este ano, contra 39 no mesmo período de 2021.

Na capital baiana, a queda foi de 88,9% , saindo de nove, no último ano, para um caso em 2022. Já nos municípios do interior e da Região Metropolitana de Salvador (RMS), as diminuições foram de 70,8% e 50%, respectivamente.

As cidades do interior baiano, que antes apresentavam 24 casos, registraram sete, enquanto a RMS reduziu o crime pela metade, saindo de seis para três.

Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.

G1 BA