09 de julho de 2022 Preservação da Mata Atlântica é discutida na 1ª Oficina Participativa Planos da Mata em Mucuri.

282

- Publicidade -

Em continuidade às etapas do Plano Municipal da Mata Atlântica, no dia 24 de junho, aconteceu na Câmara Municipal de Mucuri a 1ª Oficina Participativa, aberta ao público, oferecendo mais transparência e envolvendo a participação da população.

A Fundação SOS Mata Atlântica e a Suzano Celulose são parceiras no projeto “Planos Municipais de Conservação e Recuperação de Mata Atlântica no Sul e Extremo Sul da Bahia”, e tem em seu cronograma ações que visam o fortalecimento a governança dos municípios para a proteção e uso sustentável da Mata Atlântica, mesmo com o desenvolvimento econômico e social.

Para isso, a Fundação SOS Mata Atlântica em parceria com a Prefeitura de Mucuri através da Secretaria Municipal de Mio Ambiente, Movimento Pró Rios Todos os Santos e Mucuri, empresa Engeovales e Suzano, buscaram unir esforços e trazer para conhecimento da sociedade esse plano que está em desenvolvimento na Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo, por meio desta oficina.

 

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a Oficina faz parte do processo participativo, documentada no Roteiro para elaboração e implementação dos Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica.

Durante o encontro, a equipe técnica envolvida explicou o intuito da Oficina e o que implica seus desdobramentos dentro do cronograma do Projeto, bem como, em partilha com o público presente, sanaram algumas dúvidas apresentadas.

Na oportunidade, foram discutidas e elencadas ações para a conservação, restauração e uso sustentável do bioma Mata Atlântica em nível local, estimulando planejamento integrado para áreas protegidas, arborização urbana, adequação ambiental de propriedades rurais, por exemplo.

Agora será feito um novo estudo, contando com a avaliação e participação dos mucurienses, para criação e revisão do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica, avaliando seus impactos na realidade dos moradores desta localidade e quais melhorias podem permanecer com a aplicabilidade, bem como adaptações necessárias ao Plano.

PREFEITURA DE MUCURI